Modern CTO Podcast: CTB Vice President Talks Culture, Career Advice, and the Future of CTB

China Telecom do Brasil General Manager Denis Monteleone Joines ModernCTO Podcast

19 Minutes Read

O gerente geral da China Telecom do Brasil, Denis Monteleone, participou recentemente do podcast da ModernCTO para falar sobre liderança, estratégia da CTB e perspectivas do setor. Confira o podcast aqui e veja abaixo a transcrição em português.

Narrador – 00:00
Hoje estamos conversando com Denis, gerente geral da China Telecom Brasil, sobre o crescimento das telecomunicações no Brasil em 2024 e como Denis orienta sua equipe para o sucesso. Você está ouvindo Joel Beasley, CTO moderno.

Joel – 00:19
Então, Denis, vi que você estava na Verizon e agora está na China Telecom. Conheço ótimas pessoas na Verizon e gostaria que você falasse um pouco sobre sua experiência lá e sua transição para a China Telecom.

Denis – 00:34
Bem, comecei na Verizon em 2014 como diretor de vendas para computação em nuvem e data center. Foi uma ótima experiência. A Verizon é um tipo de empresa que escolhe pessoas de alto nível para trabalhar nela. Conheci muita gente, pessoas inteligentes por lá. A Verizon está um passo à frente nos Estados Unidos, oferecendo diferentes produtos especiais para serviços móveis. O data center foi vendido em 2017 para a Equinix. Depois, migrei para outra área e tivemos uma ótima experiência vendendo serviços de CDN, computação em nuvem, segurança WAF, Video Stream Services, CDN. Havia muitos clientes na América Latina. Eu era responsável pelos canais da América Latina. A experiência de gestão foi muito boa. No entanto, a Unidade da Verizon Media foi vendida para a empresa de equity chamada Apollo. Com a venda a empresa mudou de nome, retornando como Yahoo, um pouco mais de um ano, resolveram terminar a operação no Brasil.

Denis – 01:47
Após 3 meses, comecei na China Telecom. É uma grande oportunidade, porque embora tenha iniciado as operações em 2014, há uma proposta de mudança de operação, de maior abrangência, assim como temos em outros países. Meu chefe disse que a escolha da CTA em contratar-me foi pela experiência em TIC, no relacionamento global com clientes. Eu trabalho no setor de TI ou tecnologia, computação em nuvem há cerca de 30 anos em cargos de gerência e marketing de vendas. Fui diretor da Verizon na At&T Latin America, da Novell, da British Telecom e agora estou chegando em uma empresa de telecomunicações da China.

Joel – 02:43
Como manter uma atitude positiva como líder quando um dos membros de sua equipe faz uma grande besteira e lhe custa muito dinheiro?

Denis – 02:52
Acho que a atitude positiva, mesmo que esteja enfrentando desafios, é a melhor maneira de lidar com a situação, porque isto acontece todo o tempo em nossa vida profissional. Faz parte da vida real. Entretanto, outras coisas podem prejudicar mais seu coração ou seus sentimentos do que o trabalho. Para mim, o comportamento mais importante da liderança é ter interesse pessoal no desenvolvimento de longo prazo de seus funcionários. Usar de tato e empatia para aconselhar e incentivar os funcionários a darem o melhor de si. Eu tento extrair o máximo que posso.

Denis – 04:03
Não forçar as pessoas, mas tentar inspirá-las e motivá-las. Isso é difícil porque você precisa entender todo mundo. Eu não falei sobre ser um cara legal, mas um cara compreensivo. Porque todo mundo tem um limite. Trata-se de se adaptar às motivações individuais. No interesse em alcançar as metas e de fortalecimento de toda a organização. Isso é importante.

Joel – 04:32
E como você faz isso?

Denis – 04:34
Como faço isso? Sim, às vezes com empatia para tentar entender, mas às vezes não. Para mim está muito claro os objetivos e as regras da empresa e contribuo para que outros possam se ajustar. Tenho em mente que quando construímos uma casa, temos algumas ferramentas que nos ajudam a fazer a infraestrutura da casa no subsolo e a parte superior do subsolo. No entanto, quando você vai para o telhado, você irá utilizar outras ferramentas. E, então, alguns talentos as adaptam, outros pessoas não. E então, como você lida com esta situação? Descobrir quem poderá se adaptar e quanto tempo isto irá levar, mas as vezes, isso não é possível. Porque a empresa tem seus desafios e objetivos, assim como cada um.
Sempre incentivo as pessoas a darem seu melhor, pensar e agir com coerência para melhorar seu trabalho.

Denis – 05:39
Não apenas o pessoal, porque não acredito que todo mundo tenha todas as respostas. Acredito no trabalho em equipe, ouvindo as pessoas, obtendo boas ideias e implementando sugestões. Mas a questão é que nossos maiores desafios são o tempo. Não temos muito tempo, é preciso se adaptar e ser flexível.

Joel – 06:05
Quais são as metas em que você está trabalhando atualmente para o novo ano da sua equipe?

Denis – 06:09
Muito boa pergunta. Deixe-me falar sobre a China Telecom Brasil para 2024. Temos um grande desafio. Porque desde 2014/15, a China Telecom Brasil está focada em fornecer serviços de IP para ISPs. O Brasil não tinha muita cobertura de fibra para levar a Internet para as residências ou para a TV a cabo nas residências. E então empresas iniciantes neste segmento notaram esta necessidade, especialmente fora dos grandes centros ou capitais. Elas iniciaram em passar fibra ótica nestas regiões e atualmente, no Brasil, temos quase mais de 15.000 empresas de provedores de serviços de internet e TV a Cabo residenciais, muitas delas eram empresas familiares com 10 ou 15 funcionários.
E esse era o nosso foco para apoiar suas operações. Foi bom, mas a partir de agora você precisa mudar isso. Por quê? Porque a China Telecom possuí muitos produtos, serviços e recursos fora do Brasil que estamos implementando no Brasil.

Denis – 07:28
Alguns destes já estão implementados. Mas há vários ajustes e adaptações necessárias para o novo escopo. Como mudar isso? Gostaria de ilustrar: quando vc constrói uma casa, algumas ferramentas que você utiliza no início e poderão ser usadas ou adaptadas para o acabamento, outras precisaremos adquirir. Assim, para este novo desafio, haverá necessidade de contratar algumas pessoas com talentos diferentes para construir esse outro lado da empresa. Para outras, você capacita e dará algum suporte para adaptá-las a uma nova situação.
No momento, estamos focados em três segmentos diferentes: ISP com volumes de assinantes maiores, o segundo é o segmento corporativo que estão nas regiões de nossos POPs e terceiro, não menos importante, são as Empresas Chinesas que estão estabelecidas e aquelas que estão vindo para o Brasil.

Denis – 08:34
Nosso trading com a China em 2023 está por volta dos USD 160Bilhões.
Para o Brasil, China é um dos maiores parceiros comerciais, para 2024 espera-se um crescimento de até 20% sobre este valor. Além disto, a China continua investindo no Brasil, comprando empresas, estabelecendo filiais, construindo fabricas. Eles estão abrindo novos negócios todo o mês. Temos mais de 200 empresas chinesas instaladas no Brasil, em diferentes segmentos, financeiro, logística, energia, serviços públicos, informática, agricultura, fabricação de automóveis, dentre outros segmentos. Essas empresas precisam de suporte local devido a legislação, impostos e também precisam de suporte de TIC para se estabelecerem. A China Telecom no Brasil, é um provedor de TIC, um facilitador de TI para apoiar suas operações localmente.

Denis – 09:54
E agora temos um time de vendas que fala mandarim para vendas da pré-vendas e pós-vendas, com objetivo de derrubar a barreira linguística e para dar suporte à operação deles. No início da operação, há poucos brasileiros e grande parte dos chineses que mudaram-se, não são fluentes em inglês, por isto necessitam de um bom apoio. O terceiro marketing são empresas brasileiras. Cerca de 500 empresas, buscam negócios na China, há uma excelente oportunidade de apoiá-las com nossos serviços no Brasil e também apoiar seus escritórios no território chines. A oferta de conectividade entre o Brasil e a China, vem crescendo, mas além disto possuímos serviços de conexões nos Estados Unidos, na Europa, na África e em todos os países da Ásia, oferecendo serviços de ICT e IOT.

Denis – 10:51
No segmento de IoT, o Brasil é um grande potencial para implementar na agricultura e logística. No Brasil existem mais de 220 Milhões de cabeças de gado, para monitor isto é um desafio. O Brasil é o primeiro produtor de soja, milho e laranja. E cerca de 60% é para exportação.

Denis – 11:58
Eles precisam de conectividade na Ásia e em outros países. E, primeiro, vamos dar suporte a essa conectividade. Em segundo lugar, podemos ter ou trazer algumas soluções da Ásia para o Brasil, a fim de compor nossos clientes de telecomunicações e compor serviços para oferecer aos usuários finais no Brasil. Essa é a nossa visão a partir de 2024.

Joel – 12:31
Quando você diz que há empresas brasileiras que precisam de conectividade na Ásia e em outros países, o que você quer dizer?

Denis – 12:41
Sim, quero dizer que conectividade é de serviços de telecomunicações. A China Telecom possuí a maior rede de telecomunicações, fibra, satélites, cabos submarinos na Asia. Serviços de MPLS, serviços de Internet, serviços de IP. Além disto, nossas 4 redes globais, são certificadas MANRS e a rede global é de última geração; com mais pontos de conectividade na Europa, África, Asia. Além disto é extremamente segura, escalável e redundante, também está preparada para atender as demandas atuais e futuras de Inteligência Artificial. Chamamos esse tipo de rede de próxima geração para suportar inteligência artificial e novas demandas de vídeos.

Joel – 13:48
Isso é interessante. Nunca pensei muito sobre o fato de os países terem firewalls. E eu esperava que você pudesse me explicar um pouco mais sobre o que os países fazem com os firewalls, como eles funcionam. Se for muito profundo, podemos ir para outra parte da conversa. Mas estou um pouco curioso.

Denis – 14:06
Depende se você estiver falando de um firewall em termos de segurança. Não oferecemos firewall em seus termos, Waf ou diferentes soluções de DDoS para os clientes. Porque nós somos assim. Na minha visão, estamos no início da exploração desse marketing. Mas temos uma parceria para fornecer isso. Mas se você falar em firewall, algumas restrições governamentais ou coisas do gênero, não, nós temos monitoramento. A Anatel é uma área regulatória do governo. Eles são pessoas muito inteligentes, gentis, têm muito conhecimento sobre a Internet e fornecem a flexibilidade. Mas imagine o tempo todo que eles estão sofrendo alguma invasão e estão procurando esses bandidos da Internet. E nós colaboramos com parte disso porque podemos gerenciá-la. Nós apenas vendemos a conectividade.

Denis – 15:26
Não somos proprietários do provedor de ISP para o provedor de Internet.

Joel – 15:35
Que conselho você daria a alguém que está iniciando sua carreira em tecnologia com base em sua experiência?

Denis – 15:42
Eu estava assistindo a uma entrevista, um CTO de uma empresa multinacional, com operação no Brasil, comentou que há cerca de 170.000 oportunidades abertas em IT e que não há este numero de profissionais para cobrir esta demanda. Em quatro anos, este número vai subir para cerca de 725.000 empregos. Meu filho é um profissional da área, minha sugestão é que ele continue se aperfeiçoando e note o crescimento nas áreas de segurança, inteligência artificial interprofissional e aprenda mandarim. O mundo vai fazer negócios com os Chineses, por isso estude mandarim como sua terceira ou até sua segunda língua.

Denis – 16:58
Aconselho a todos que tenham curiosidade, sigam em frente e estudem, certamente irão ganhar dinheiro ou conseguir um emprego, porque há muitas oportunidades no Brasil.

Joel – 17:17
Falamos um pouco sobre o crescimento em 2024 da China Telecom Brasil. Falamos um pouco sobre seu passado e uma das coisas que eu gostaria de entender são as tendências atuais do mercado. Qual é a grande novidade que está acontecendo neste momento entre você e seus pares?

Denis – 17:41
Dando uma visão geral do momento brasileiro, 5G está crescendo no Brasil. A demanda está aumentando porque temos necessidades em diversos segmentos, como IoT, HiperScale, Computação de borda, dentre outros. Temos mais de 250.000 smartphones. Algumas pessoas usam dois smartphones, um para a empresa, outro para as coisas pessoais, e aí a demanda de edge com muito crescimento de mídia social, muito. Se você procurar na Internet, os brasileiros estão no topo da América Latina. Eles estão usando o Facebook ou a mídia social em alta demanda. Quando digo a alta demanda por computação em nuvem ou data center, imagine no Brasil, temos 82 ou 83% de ocupação de data center. Essa é uma grande oportunidade. É isso que a China Telecom estava procurando. Digamos que essa é uma grande oportunidade para cobrir esse mercado.

Denis – 18:59
O Brasil possuí energia, infraestruturas de fibra óptica e um bom centro para fornecer. O data center está conhecendo a computação em nuvem para hiper-computadores. Eu estava em uma reunião há dois meses entre provedores de Data-Center e empresas de nuvem e eles nos disseram: ei, pessoal, se vocês quiserem construir data center no Brasil com hipercomputador, quero ter 30 kw para cada rack ou até 50 kw para cada rack, esta será à demanda no Brasil, e essa é uma grande oportunidade. Também, os serviços de TIC, a IoT está crescendo, isto é ótimo, porque China Telecom é capaz de fornecer isso.

Denis – 20:13
Reforçando, inteligência artificial tem sido usado por muitas pessoas, mesmo que ela não atenda o suficiente, a utilização desta nova ferramenta tem crescido no Brasil. Por trás disto, está a análise de dados. Várias empresas, estão aqui oferecendo análise de dados para essas empresas, localmente e para mobilidade, acrescentando inteligência na tomada de decisões. A mobilidade está crescendo e a rede está crescendo, especialmente na região norte e nordeste. Há um grande oportunidade nestas regiões, as empresas têm muitas coisas para explorar lá, porque a concorrência é menor. Também há muitas pessoas, muitos clientes.

Denis – 21:18
Em conclusão, o Brasil é um mercado emergente que oferece uma oportunidade única para explorar os serviços de TIC, governo, serviços de manufatura, agricultura e varejo. Esses setores são os mais afetados pela implantação do 5G no Brasil.

Joel – 21:47
Isso é emocionante. Parece que o Brasil está crescendo muito neste momento.

Denis – 21:50
Sim, está crescendo. Mesmo que você tenha alguns desafios, está crescendo. Não está crescendo o suficiente para o que queremos, mas ainda está crescendo, especialmente em termos de tecnologia.

Joel – 22:03
Bem, parece que esse é um momento muito empolgante. Espero que você me mantenha atualizado sobre as coisas à medida que elas crescem por lá. E Dennis, nós fizemos um podcast. Como você se sente?

Denis – 22:13
Bom. Confortável. Você me deixa muito confortável. Desculpe-me por meu inglês.

Joel – 22:18
Às vezes, não consigo nem falar um idioma.

Joel – 22:21
Bem, muito obrigado por ter ouvido. Se você achou este episódio útil, compartilhe-o com um amigo ou colega que você acha que seria útil. E se você tiver tópicos que gostaria de ouvir discutidos no podcast, adicione-me no LinkedIn ou envie-me um e-mail. Joel, da moderncto IO. Toda vez que recebo um e-mail ou uma mensagem no LinkedIn, isso me faz ganhar o dia e me inspira a continuar.