Embracing the Future of Multi-Cloud: A Conversation with Luis Fiallo, Vice President of China Telecom do Brasil

Futuro de várias nuvens: Conversa com Luis Fiallo

5 Minutes Read

Caso você não tenha visto, nosso Luis Fiallo, vice-presidente da China Telecom do Brasil (CTB), conversou com Guy Daniels em uma entrevista individual durante o TelecomTV’s Telcos and Public Cloud Summit. Essa discussão, além de destacar as principais tendências e percepções de TI, esclareceu como a CTB dá suporte às crescentes demandas dos clientes por várias nuvens com estratégias cuidadosamente selecionadas.

Com 92% das grandes empresas dos EUA já tendo uma infraestrutura de nuvem pública instalada e 82% adotando atualmente a multinuvem, a China Telecom do Brasil se dedica a ajudar os clientes a se manterem à frente da curva e a atingirem suas metas de TI.

Uma mudança em direção a várias nuvens

Fiallo explicou que o foco da empresa passou a ser fornecer acesso melhor, mais seguro e mais rápido a várias nuvens, permitindo uma integração perfeita. As necessidades em evolução dos clientes e o potencial de economia de tempo e custo estão impulsionando essa direção estratégica.

“Nossa própria análise concluiu que, com nossa conectividade, podemos reduzir os custos entre 15% e mais para a infraestrutura necessária para conectar todos esses locais em comparação com a maneira tradicional”, disse Fiallo durante a entrevista. “Na verdade, podemos fazer isso 25% mais rápido do que [how] fizemos no passado. Portanto, agora estamos entrando em um mundo em que nossos clientes estão obtendo mais controle sobre seu ambiente, obtendo-o a um custo mais barato e mais rápido.”

Adaptação à era da nuvem

Como a tecnologia e os aplicativos em nuvem continuam a mudar a forma como as empresas operam, a China Telecom do Brasil está aumentando sua própria base de talentos para atender melhor a essas novas demandas.

“Estamos nos estágios iniciais de reformulação da base de talentos de nossos funcionários”, disse Fiallo. “Precisamos ter engenheiros que não apenas entendam a tecnologia de nuvem, mas também os diferentes aplicativos que estão sendo vinculados a essa infraestrutura de nuvem, para que possam ajudar nossos clientes a entender por si mesmos como isso é feito e ajudá-los a migrar para esse ambiente.”

A mudança é nova para a CTB, e Fiallo está otimista.

“Acho que é realmente mais adequado para nós, e é uma mudança na forma como operamos e como nosso pessoal pensa”, disse ele. “Portanto, somos muito mais uma organização do tipo consultoria do que éramos anteriormente.”

O futuro de várias nuvens para empresas de telecomunicações

Quando se trata de multicloud como o futuro para as empresas de telecomunicações, a CTB está totalmente envolvida.

Como explica Fiallo, “se você observar a China Telecom como um todo, temos uma quantidade enorme de ativos dentro da China. Fora da China, temos menos. O que decidimos fazer como empresa foi… criar a infraestrutura de nuvem para ajudar nossos clientes fora da China a ter acesso à infraestrutura de nuvem de que precisam. Muitas vezes, isso inclui um componente dentro da China. Portanto, para nós, essa é a cultura.”

Em resposta a essa tendência, a China Telecom do Brasil deixou de fornecer serviços de linha tradicionais nos EUA, optando por se concentrar em serviços de nuvem e criar um ecossistema de parceiros.

“Estamos no processo de construção desse ecossistema”, disse Fiallo. “Se você acessar [look at CTB] daqui a três anos, seremos uma empresa muito maior, focada em nuvem e com muito mais recursos.”

A corrida para se adaptar à era da multinuvem começou, e a China Telecom do Brasil está ansiosa para evoluir e liderar o caminho nesse novo e empolgante cenário.

Assista à entrevista completa aqui.