Shutterstock 1388034080

As empresas na China precisam de se preparar para 5G

6 Minutes Read

À medida que as empresas na China e noutros países lançam ou expandem uma série de iniciativas digitais para apoiar os seus negócios, as redes 5G privadas emergentes – que permitem às organizações dedicarem largura de banda para casos de utilização altamente fiáveis e de baixa latência – desempenham um papel importante no apoio a esses empreendimentos.

A empresa de investigação International Data Corp. (“IDC”), num relatório de Março de 2022, previu que as receitas da infra-estrutura sem fios privada LTE/5G a nível mundial atingirão $8,3 mil milhões em 2026, um aumento significativo em relação às receitas de $1,7 mil milhões em 2021. O mercado deverá registar uma taxa de crescimento anual composta de 36% ao longo do período de previsão 2022-2026, de acordo com a IDC.

A IDC define infra-estrutura sem fios privada LTE/5G como qualquer rede celular baseada em 3GPP implantada para uma empresa ou indústria vertical específica que forneça acesso dedicado a recursos privados. “Isto poderia incluir espectro dedicado, infra-estrutura de hardware e software dedicada, e que tem a capacidade de suportar uma gama de casos de utilização abrangendo acesso fixo sem fios, banda larga móvel tradicional e melhorada, terminais/sensores IoT, e aplicações ultra-confiáveis e de baixa latência”, diz a firma.

No Limite

Embora ainda seja relativamente cedo na linha temporal 5G, as empresas deveriam estar a preparar-se para aproveitar as mais recentes tecnologias sem fios. Uma área chave onde a 5G privada é susceptível de desempenhar um papel significativo é a computação de ponta e a forma como pode melhorar as cadeias de abastecimento.

A melhoria da gestão da cadeia de abastecimento tem sido uma prioridade chave para as empresas de uma variedade de indústrias, particularmente com os desafios que têm enfrentado durante a pandemia. Num relatório de Janeiro de 2022, a empresa de investigação Gartner Supply Chain Practice previu que 25% das decisões da cadeia de abastecimento serão tomadas através de ecossistemas inteligentes de ponta, impulsionados pela evolução das redes de comunicação de dados, incluindo 5G, até 2025.

Historicamente, os investimentos na cadeia de fornecimento digital deram prioridade a aplicações centralizadas em larga escala em domínios como o fabrico e a logística, disse Andrew Stevens, Analista Principal Director da Gartner Supply Chain Practice (“Gartner”). Cada vez mais, as cadeias de fornecimento estão a tornar-se mais dinâmicas e cobrem redes maiores onde os dados e as decisões têm origem na fronteira – de operadores, máquinas, sensores ou dispositivos, diz ele.

Os ecossistemas de ponta transformam as operações, permitindo a tomada de decisões próximas da fonte original de informação, declarou Gartner. Permitir o processamento, comunicação e armazenamento de dados no ponto de recolha de dados cria fluxos de trabalho mais uniformes, distribui a capacidade de dados e simplifica as respostas em tempo real às partes interessadas que precisam de tomar decisões.

Os avanços nos serviços de comunicação de dados como o 5G estão preparados para apoiar ecossistemas de ponta e complementar as soluções tradicionais de cadeia de fornecimento centralizada com redes de processamento de dados mais virtualizadas e remotas, declarou Gartner.

Outro caso de utilização importante para 5G é a Internet das Coisas (IoT). Um relatório de 2022 da empresa de consultoria EY diz que muitas das organizações envolvidas no seu estudo estão interessadas em utilizar redes privadas para apoiar a implementação de casos de utilização de 5G e IoT.

Entre as aplicações potenciais estão a optimização de sistemas e processos, gestão e controlo de monitorização e orquestração, percepção e feedback dos clientes, produtos e serviços personalizados, operações preditivas ou em tempo real, e eficiência energética e sustentabilidade.

China Promove 5G

Na China, as autoridades reguladoras têm vindo gradualmente a promover a utilização comercial de redes privadas 5G. Um relatório de 2021 da GSMA, uma organização que representa os interesses dos operadores móveis em todo o mundo, descreveu uma série de casos de utilização de 5G já em vigor na China.

O estudo, preparado em conjunto com operadores chineses e parceiros industriais, observou aplicações com 5G de potência, incluindo fabrico industrial, portos/minas, transportes, energia eléctrica, cuidados de saúde e criação de conteúdos. Por exemplo, as organizações construíram estações de base 5G em condições difíceis, tais como minas subterrâneas de carvão; utilizaram o fluxo vivo 5G para permitir uma gestão inteligente do inventário; e implantaram fatias privadas da rede 5G para assegurar um serviço de tempo preciso na distribuição de energia da rede em áreas urbanas.