Shutterstock 1659501568

O IPv6 está pronto para o seu Grande Closeup?

5 Minutes Read

O Protocolo Internet versão 6 (“IPv6”), a versão mais recente do Protocolo Internet que fornece um sistema de identificação e localização para computadores em redes e rotas de tráfego através da Internet, não é nova. O IPv6 tornou-se uma norma de projecto para a Internet Engineering Task Force (“IETF”) em 1998 e foi ratificado como norma da Internet em 2017.

Mas há indicações de que o IPv6 está finalmente a caminhar para um crescimento significativo ao longo dos próximos anos, em grande parte para fazer face à escassez de atribuições de endereços IP disponíveis no IPv4.

Um estudo da Research and Markets projecta que o mercado global do IPv6 irá crescer de 1,13 mil milhões de dólares em 2019 para 6,07 mil milhões em 2025, a uma taxa de crescimento anual composta de 32%. O estudo indicou uma série de factores que estão a impulsionar o crescimento do mercado, incluindo a crescente penetração da Internet em todas as regiões-chave, vendas robustas de computadores pessoais e dispositivos móveis que aumentaram a procura de mais endereços IP, e o rápido crescimento da Internet das Coisas (“IoT”).

Benefícios do IPv6

O IPv6 utiliza um esquema de endereçamento de 128 bits, em comparação com o esquema de endereçamento de 32 bits utilizado pelo IPv4. Não só tem a capacidade de suportar muito mais dispositivos do que a versão anterior, como também pode aumentar a eficiência do manuseamento de pacotes, melhorar o desempenho e melhorar significativamente a segurança, observa o relatório.

O gigante da Internet Google recolhe estatísticas sobre a adopção do IPv6 numa base contínua, medindo continuamente a disponibilidade da conectividade IPv6 entre os utilizadores do Google. No final de Abril de 2022, 40% dos utilizadores tinham acesso ao protocolo, um aumento de 28% durante o início de 2020.

As principais forças da Internet e da computação em nuvem, como a Amazon Web Services (AWS), estão a aderir a este protocolo. Por exemplo, em Abril de 2022 AWS anunciou que o Serviço de Base de Dados Relacionais da Amazon (“RDS”) oferece agora aos clientes a opção de utilizar endereços IPv6 na sua Nuvem Privada Virtual (“VPC”) em instâncias RDS novas e existentes.

O crescimento contínuo da Internet está a esgotar os endereços IPv4 disponíveis. “IPv6 aumenta o número de endereços disponíveis várias vezes e os clientes já não precisam de gerir espaços de endereços sobrepostos nos seus VPCs”, declara AWS.

O esforço da China para uma adopção mais rápida do IPv6

Outros países estão a fazer planos para aproveitar o protocolo Internet mais recente para lidar com o número crescente de dispositivos e redes. Por exemplo, a Administração Central do Ciberespaço da China anunciou um plano para uma maior e mais rápida adopção do IPv6 a nível nacional e delineou planos para impulsionar novos desenvolvimentos para o protocolo, de acordo com um relatório de Abril de 2022 no The Register.

Tal relatório indica que a China estabeleceu uma série de objectivos para a adopção do IPv6 até ao final de 2022, incluindo 700 milhões de utilizadores activos do IPv6; 180 milhões de ligações IPv6 para a IdC; utilização do IPv6 por 13% do tráfego da rede fixa; utilização do IPv6 por 45% do tráfego móvel; adopção do IPv6 por 85% do governo e dos principais websites comerciais; e habilitação do IPv6 por defeito em todos os novos routers domésticos.

Um plano de 10 pontos para alcançar esses objectivos inclui iniciativas para encorajar uma maior adopção do IPv6 por plataformas de nuvem, streamers de vídeo, e nas principais indústrias, tais como serviços financeiros e agricultura, de acordo com o relatório The Register.