China 5G

Revolucionando setores com o 5G: a notável implantação corporativa da China

7 Minutes Read

No mundo das telecomunicações, poucas conquistas foram tão inspiradoras quanto a monumental implementação do 5G orquestrada pelas operadoras chinesas. Tendo liderado a implantação de rede 5G mais extensa do mundo, eles agora estão focados em revolucionar o setor empresarial. Nesta postagem do blog, vamos nos aprofundar no domínio em rápida expansão do 5G empresarial na China, onde a inovação não tem limites.

O surgimento de redes 5G privadas

Os números falam por si só: As operadoras chinesas avançaram com a implantação de impressionantes 6.518 redes 5G privadas, um salto notável em relação a apenas 1.655 há um ano. Essas estatísticas, recentemente compiladas pelo site Communications World, destacam o ritmo implacável em que o 5G empresarial está evoluindo na China.

Mas o que é ainda mais notável é onde essas redes estão sendo implementadas. Eles abrangem uma gama diversificada de setores, incluindo fábricas inteligentes, minas, redes, portos e hospitais, alimentando mais de 20.000 aplicativos exclusivos. Vamos nos aprofundar em alguns dos destaques notáveis da jornada 5G empresarial da China:

A gigantesca rede 5G da CATL

A CATL, a maior fabricante de baterias de íons de lítio do mundo, ostenta não apenas esse título, mas também a honra de operar a rede privada 5G mais massiva da China e, possivelmente, do mundo. Cobrindo uma vasta extensão de mais de 5 milhões de metros quadrados em seis províncias, a rede da CATL é uma prova dos recursos da tecnologia 5G.

Essa rede pioneira facilita uma série de aplicativos de ponta. Do controle centralizado de processos à inspeção de qualidade de streaming de vídeo baseada em IA, detecção de big data em tempo real e logística inteligente, a rede corporativa 5G da CATL representa um modelo para a transformação de todo o setor. A empresa planeja replicar esse sucesso em suas fábricas em todo o mundo.

Redefinindo o setor de saúde com 5G

Na província tropical de Hainan, a China construiu uma rede de saúde inteligente 5G que expandiu o alcance e a eficiência do atendimento médico. Ao implantar equipamentos de telemedicina em hospitais municipais e distritais, centros de saúde municipais e clínicas de vilarejos, essa rede oferece suporte a consultas e diagnósticos remotos e assistidos por IA.

Os resultados são impressionantes: uma redução de 40% no tempo médio de espera dos pacientes e um aumento de 30% na eficiência do tratamento médico. Essa aplicação inovadora da tecnologia 5G está transformando fundamentalmente a acessibilidade e a qualidade do atendimento médico.

Unindo cultura e tecnologia

Em parceria com a empresa de intercâmbio cultural DTXS Silk Road, a China aproveitou o poder do 5G, XR, blockchain e da nuvem para criar uma exposição digital e uma plataforma de comércio para obras de arte e ativos culturais no noroeste da China. Essa região, que abriga a antiga capital de Xi’an, viu a digitalização de 1.200 relíquias culturais, o estabelecimento de um parque cultural digital e a criação de um museu metaverso.

Ao fornecer uma plataforma segura para a exibição e o comércio de ativos digitais, essas tecnologias abriram novos horizontes para a preservação e o compartilhamento do patrimônio cultural.

Avanços agrícolas com 5G

A China Telecom embarcou em uma missão para aumentar a eficiência e a produtividade da agricultura por meio da aplicação da tecnologia 5G. Em um projeto de referência, a análise de IA orienta o plantio de arroz enquanto o maquinário inteligente substitui o trabalho manual, resultando em um aumento notável de 5 a %-20% na produção de arroz. Os benefícios não param por aí; essas tecnologias também estão sendo aplicadas a outros projetos agrícolas inteligentes em toda a China, incluindo fazendas de ovinos e suínos e produção de cítricos.

Portos e logística automatizados

A China revolucionou as operações portuárias ao automatizar o Porto de Tianjin, um dos maiores do mundo. Sua rede privada 5G possibilitou serviços inteligentes não tripulados, incluindo a operação remota de guindastes e o primeiro “carregamento de contêineres com um clique” do mundo. Desde sua implantação em 2019, o porto experimentou uma melhoria de 20% na eficiência geral, uma redução de 10% nos custos operacionais e uma diminuição de 20% no consumo de energia por contêiner.

Em Kunming, a China está construindo uma rede 5G para o parque de logística inteligente do porto interior de Tengjun, com a expectativa de um aumento de 30% na eficiência e uma redução de 70% no pessoal.

O auge da inovação

Esses aplicativos notáveis representam apenas um vislumbre do que a tecnologia 5G está tornando possível no cenário empresarial da China. Seja transformando a saúde, aprimorando a agricultura, automatizando portos ou revolucionando a preservação cultural, o 5G está inaugurando uma era de inovação sem precedentes.

Como equipes de rede em empresas multinacionais com operações na China, é importante entender os detalhes técnicos por trás dessas conquistas para permanecerem competitivas no mercado chinês. A cada nova implantação, o potencial do 5G para redefinir os setores e impulsionar o progresso se torna mais evidente. Para explorar ainda mais o mundo dinâmico do 5G privado e seu impacto no cenário de telecomunicações na China e os casos de uso específicos da China Telecom, entre em contato com a China Telecom do Brasil hoje mesmo.