What You Need to Know about the Chinese Data Center Market

O que precisa de saber sobre o mercado chinês de centros de dados

9 Minutes Read

A ubiquidade da nova tecnologia, dos telefones inteligentes às impressoras 3D, é um sinal de que a quarta Revolução Industrial está sobre nós. Sentindo o impacto desta mudança tecnológica, a China esforça-se por fazer avançar a indústria 4.0 através do seu investimento numa rede alargada de centros de dados – a moeda global do novo mercado tecnológico.

A Ascensão do Mercado do Centro de Dados Chinês

O mercado de centros de dados na China é vasto e está a crescer exponencialmente. Um relatório recente dos analistas da Mordor Intelligence avaliou o mercado em 13 mil milhões de dólares em 2020 e espera que este atinja 36 mil milhões de dólares em 2026, a uma taxa de crescimento anual composta de 19,2%. Este crescimento é apoiado pela liderança da China em informática: com 227 supercomputadores em Junho de 2020, a China tem uma capacidade tecnológica de topo.

A procura de uma maior capacidade informática é alimentada por tecnologias emergentes, bem como pela pandemia. Os dispositivos inteligentes, 5G, a Internet das Coisas (IoT), IA, a cadeia de bloqueio, a computação quântica, e o uptick dos sistemas de pagamento móvel na China contribuem todos para a crescente necessidade de centros de dados. As grandes empresas que operam na China, incluindo Alibaba, Tencent, Baidu, Microsoft, e AWS requerem instalações altamente seguras e interligadas para acompanharem a quantidade e qualidade dos serviços e experiências digitais que os seus consumidores exigem.

O mercado do centro de dados chinês foi avaliado em 13 mil milhões de dólares em 2020 e espera-se que atinja 36 mil milhões de dólares em 2026

A pandemia de COVID-19 acelerou esta procura à medida que a utilização de dados aumentava durante o bloqueio. Como em muitas nações em todo o mundo, medidas rigorosas de quarentena na China forçaram muitas pessoas a depender do comércio electrónico. De acordo com Mordor Intelligence, o mercado de entretenimento online também cresceu enormemente à medida que as pessoas se ligavam remotamente tanto para o trabalho como para o entretenimento nas suas casas. Espera-se que o correspondente boom na utilização de dados continue à medida que a transmissão de vídeo, o comércio electrónico, os jogos e outros negócios mantenham as suas fortes posições no mercado chinês. Actualmente, mais de 70% dos 1,4 mil milhões de habitantes da China utilizam serviços de comércio electrónico, e estão a ser construídos mais centros de dados para responder a esta necessidade crescente.

China Telecom: Reunião o Momento

Para acompanhar a crescente procura de espaço para centros de dados, a China Telecom, a empresa mãe da China Telecom do Brasil, está a construir uma nova instalação de 200.000 metros quadrados ligada às nuvens na província de Sichuan. Localizado no Centro de Desenvolvimento Económico e Tecnológico de Yibin Lingang, o centro de dados visa prestar serviço às cidades Tier 1 de Sichuan, Chengdu e Chongqing. A área metropolitana de Chengdu-Chongqing é um dos oito nós que a China Telecom serve, juntamente com Pequim-Tianjin-Hebei, Delta do Rio Yangtze, Guangdong-Hong Kong-Macao Greater Bay Area, Mongólia Interior, Guizhou, Gansu, e Ningxia.

O centro de dados Sichuan tem uma capacidade de 10.000 gabinetes e uma extensa segurança, incluindo câmaras de monitorização, um sistema de controlo de acesso por micro escudo, e detecção dinâmica. Também dispõe de uma Internet rápida e neutra, sistema de backup redundante, ambiente com temperatura e humidade controladas, e abundantes recursos energéticos a baixos custos operacionais. A avaliação dos impactos a longo prazo da construção, a tecnologia de poupança de energia e de protecção ambiental do centro de dados, centrada no futuro, assegura baixas emissões de carbono.

Iniciativas adicionais da China Telecom

O projecto Sichuan é um dos vários que a China Telecom, a empresa-mãe da China Telecom do Brasil, está a empreender para permitir a integração da rede de nuvens na China. Um fornecedor certificado ISO/IEC 20000, a China Telecom é reconhecida internacionalmente pela gestão excepcional de serviços de TI. A sua estratégia de transformação de nuvem para digital baseia-se num modelo simples: a rede é a base, a nuvem é o núcleo, a rede move-se com a nuvem, e a nuvem e a rede são integradas. Para dar vida a este modelo, a China Telecom está a participar na concepção geral do layout do sistema nacional integrado de grandes centros de dados.

Uma parte fundamental da estratégia é centralizar a disposição dos recursos informáticos em oito áreas metropolitanas. A mudança da China Telecom de redes baseadas em divisões administrativas para redes baseadas em hubs optimiza os benefícios da tecnologia das nuvens. Proporciona melhor acesso às nuvens aos principais centros populacionais e empresariais, concentrando mais eficientemente os recursos em áreas da China que mais necessitam deles. O objectivo é compensar a escassez de recursos no leste, ao mesmo tempo que se revitalizam totalmente os recursos no oeste – integrando ambos os nós, oriental e ocidental, numa rede coesa.

A China Telecom está também a reduzir as despesas de funcionamento dos centros de dados. Um dos principais factores de custo é a utilização de energia, pelo que a China Telecom está a investir em tecnologia de ponta de eficiência energética para oferecer melhores preços, ao mesmo tempo que protege o ambiente. medida que mais e mais empresas enfatizam a sustentabilidade nos seus modelos financeiros, os centros de dados verdadeiramente verdes provarão o seu valor em espadas.

A estratégia de transformação de nuvem para digital da China Telecom baseia-se num modelo simples: a rede é a base, a nuvem é o núcleo, a rede move-se com a nuvem, e a nuvem e a rede são integradas.

Com a utilização de dados a disparar, a China está preparada para liderar o mercado global de centros de dados com a ajuda de parceiros chave como a China Telecom, cuja infra-estrutura inclui mais de 180 centros de dados de nível 3+ em toda a China e mais de 100 pontos de presença a nível global para servir clientes. A estratégia de transformação nuvem-a-digital da China Telecom permite às empresas e aos consumidores colher todos os benefícios da tecnologia das nuvens. As suas iniciativas trarão segurança, sustentabilidade e rentabilidade ao mercado dos centros de dados chineses, alimentando os avanços tecnológicos do futuro.

Para saber mais sobre a estratégia do centro de dados da China Telecom, consulte o nosso slide deck.